IBRI Notícias

VENCEDORAS DO IR MAGAZINE BRAZIL AWARDS 2014 INVESTEM EM INOVAÇÃO

Em 2014, a premiação IR Magazine Awards completou 10 anos no Brasil. O prêmio anual celebra as Relações com Investidores (RI) ao redor do mundo e reconhece a excelência em transparência e comunicação com investidores.

Na edição deste ano, as empresas foram contempladas em 16 categorias, e a IR Magazine concedeu prêmios especiais para as empresas com os melhores resultados ao longo dos 10 anos de história do prêmio. Para disseminar as melhores práticas das empresas vencedoras, o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) promoveu mais uma edição do Workshop IR Magazine Brazil Awards, no dia 21 de outubro de 2014, na unidade Berrini da FGV - Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

Rodrigo Luz, diretor vice-presidente do IBRI, abriu o evento e destacou a importância do prêmio para a comunidade de Relações com Investidores. Em depoimento por meio de vídeo, Neil Stewart, diretor de pesquisas da IR Magazine, parabenizou o Brasil por mais uma edição do prêmio e do workshop. Por ser realizado em países da Ásia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, a premiação caracteriza-se também por apontar tendências na área de RI e utiliza basicamente a mesma metodologia em todos os mercados.

Os resultados da 10ª edição foram decididos por meio de pesquisa enviada a 2.291 profissionais de investimento relacionados ao mercado de capitais, sendo que 198 responderam ao questionário. As empresas vencedoras foram anunciadas em um evento de gala em São Paulo, na noite do dia 22 de julho de 2014, com a presença de centenas de membros da comunidade de RI brasileira. “A cada ano as pessoas estão se interessando mais pelo prêmio, o que é ótimo, pois a tendência é melhorar as práticas de Relações com Investidores”, comentou Vitor Vidal Velho, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV). Segundo ele, a definição da metodologia e do questionário é elaborada em conjunto com a IR Magazine.

O Itaú Unibanco venceu 7 categorias do IR Magazine Awards Brazil 2014: Grand Prix de melhor programa de Relações com Investidores (large cap); Melhor uso de tecnologia (large cap); Melhor teleconferência; Melhor encontro com investidores (large cap); Melhor relatório anual; Melhor desempenho em Relações com Investidores no período 2005-2014; e Melhor Relações com Investidores no Setor Financeiro.

Fernando Foz, gerente de Relações com Investidores do Itaú Unibanco, comentou, em sua palestra, que o novo site de RI do banco foi lançado em novembro de 2013 e desde então vem sendo aprimorado. Uma novidade do novo site é o fato dele ser multiplataforma, ou seja, pode ser acessado via desktop, tablet e mobile.

Um dos diferenciais apontados por Foz é que o site conta com ferramenta de busca avançada. O Itaú Unibanco é pioneiro na utilização das redes sociais. Ele relatou que as redes sociais já são utilizadas há mais de cinco anos pela instituição. O Itaú Unibanco demonstrou, também, pioneirismo no projeto de interiorização das reuniões Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), disseminando pelas cidades de todo o Brasil a cultura do Mercado de Capitais, concluiu Fernando Foz.

Para Rodrigo Luz, moderador do painel, as empresas que pretendem utilizar as mídias sociais devem basear sua estratégia privilegiando a base acionária.

O Banco ABC Brasil venceu na categoria “Melhor uso da tecnologia (small & mid-cap)”. Alexandre Sinzato, diretor de Relações com Investidores do Banco ABC Brasil, destacou que a premiação é o reconhecimento pelos investidores da identidade visual do novo site da empresa que tem mais funcionalidades. “Não temos adotado por enquanto o uso das mídias sociais, pois o nosso foco é manter o website o mais atualizado possível, mas faz sentido manter o radar aberto para o uso de novas tecnologias”, mencionou.

Marcos Perillo, diretor de Relações com Investidores da Bematech, ressaltou a importância da transparência para a empresa. Ressaltou que a área de RI está em constante diálogo com o mercado. Ele relatou que a diretoria da empresa está sempre disponível em eventos e reuniões para atender aos investidores, analistas e demais públicos. Perillo afirmou que Bematech tem perseguido as melhores práticas do uso da tecnologia, categoria que recebeu menção honrosa: melhor uso da tecnologia (small & mid cap).

A empresa utiliza ferramenta de assembleia on line desde 2009. Marcos Perillo avalia que a participação nas assembleias on line ainda é pequena, mas a tecnologia demonstra o compromisso da companhia com a transparência.

Marcel Vedrossi, gerente de RI da Bematech, mencionou que há esforços para ampliar o uso da tecnologia por parte de investidores pessoas físicas e estrangeiros.

O que está por vir em 2015
Daniela Bretthauer, coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Institucional do IBRI e diretora de Relações com Investidores do Magazine Luiza, foi a mediadora do painel “O que está por vir em 2015? Perspectivas macroeconômicas e tendências internacionais”.

Para Regina Nunes, presidente para o Cone Sul da agência de classificação de riscos Standard & Poor’s, o desafio será como conseguir colocar o Brasil em uma dinâmica de desenvolvimento e ao mesmo tempo domar a inflação. As áreas de energia, infraestrutura e água também são críticas. Em sua visão, o Brasil não pode continuar tendo uma política fiscal expansionista e precisa de investimentos de longo prazo.

Felipe Hirai, Latin America Equity Strategist do Bank of America Merrill Lynch, mencionou o risco de racionamento de energia para o próximo ano, o que afeta a retomada do crescimento econômico. “Imaginamos que a inadimplência vai aumentar por conta do enfraquecimento da economia”, destacou. O analista lembrou que o eventual aumento na taxa de juro dos Estados Unidos também impactará a economia brasileira.

João Luiz Braga, ex-gestor de carteiras do Credit Suisse Hedging-Griffo, declarou que “a previsibilidade está associada ao desejo de informar e empresas que se distanciam do diálogo com os analistas em épocas de crise acabam perdendo valor”.

O Workshop IR Magazine Brazil Awards foi patrocinado pelas empresas: BM&FBOVESPA, Itaú Unibanco e Randon.


Continua...