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IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA CRIAÇÃO DE VALOR & GERAÇÃO DE RIQUEZA NA EMPRESA PARA AS INDICAÇÕES DE INVESTIMENTOS

O principal objetivo de uma empresa é criar valor e gerar riqueza. A criação de valor é a medida mais eficaz para orientar a decisão de investimentos em uma empresa. Essa decisão, no contexto empresarial, significa obter um retorno financeiro que compense o risco do negócio e, ainda, adicione valor à riqueza do investidor.

Este artigo explora como a avaliação do valor de empresas, bem como o entendimento desse método por parte dos analistas, aplicando conceitos contemporâneos usados globalmente de análise estratégica financeira com foco em valor, pode alcançar esse objetivo. A metodologia de Criação de Valor-VEC (Valor Econômico Criado) ou EVA (Economic Value Added) diferencia-se pelo uso integrado das demonstrações financeiras, utilizando o método do valuation. O valuation é o cálculo intrínseco do valor de uma empresa, considerando fatores qualitativos e quantitativos do capital investido para estimar os fluxos de caixa futuros e evidenciar o valor da empresa. Além disso, a visão aprofundada do método VEC permite que analistas comparem o desempenho de uma empresa com seus peers no mercado, proporcionando uma perspectiva mais ampla e estratégica sobre sua competitividade e valor econômico gerado.

No método VEC, a criação de valor é continuamente aferida através da avaliação criteriosa de seus indicadores e do capital investido na operação. O objetivo é analisar se o ROIC (Return on Invested Capital) é superior ao custo de capital WACC (Weighted Average Cost of Capital). O interesse dos analistas e do mercado de capitais sobre esses indicadores é especialmente importante porque propicia a adequada compreensão das decisões estratégicas da gestão, seu impacto na valorização da empresa no mercado e o consequente aumento da riqueza dos acionistas.

O método VEC de Criação de Valor
Conceitos Fundamentais: O ROIC mede a eficiência e a produtividade com que uma empresa utiliza seu capital investido para gerar lucro operacional. Um ROIC elevado indica uma gestão eficiente e um uso produtivo dos ativos operacionais. O WACC, por sua vez, representa o custo médio ponderado do capital, incluindo tanto o custo da dívida onerosa quanto o custo do capital próprio. Diferente dos métodos tradicionais de análise financeira, o conceito do lucro econômico no método VEC de criação de valor, considera o custo de oportunidade do capital investido pelo acionista, tratando o dinheiro aportado pelo acionista como um empréstimo para a empresa. Para criar valor VEC, uma empresa deve obter um ROIC superior ao seu WACC, gerando retornos econômicos que excedam o custo de seu capital investido.

Para os analistas, a comparação do ROIC e do WACC entre uma empresa e suas concorrentes é fundamental. O objetivo é identificar quais empresas estão utilizando de forma mais eficiente seu capital investido e se está mais bem posicionada para aumentar a criação de valor. Outro aspecto importante é avaliar se a remuneração executiva está alinhada com a criação de valor. A remuneração baseada no desempenho, atrelada a métricas como o ROIC e melhorias no VEC, pode incentivar os gestores a focarem na criação de valor a longo prazo. Deve-se verificar se os pacotes de remuneração incluem componentes variáveis que recompensem a criação de valor sustentável economicamente.

A análise financeira integrada do método VEC incorpora indicadores de geração de caixa, como o fluxo de caixa operacional e o FCF (Fluxo de Caixa Livre). Na visão da riqueza ao acionista, calcula-se o VAM (Valor Adicionado pelo Mercado), comparando o valor do patrimônio líquido atualizado com o valor de mercado da empresa. Quando o valor de mercado da empresa é superior ao valor investido pelo acionista atualizado, identifica-se que foi criada riqueza para o acionista.

O cálculo do método VEC de Criação de Valor:
O VEC é uma métrica de gestão que quantifica financeiramente o valor criado por uma empresa. Essa identificação ocorre quando o LOLIR (Lucro Operacional Líquido do Imposto de Renda) é superior e capaz de remunerar o valor monetário do custo do capital da empresa. A fórmula para calcular o VEC é:

VEC = (ROIC−WACC) × Capital Investido

Por exemplo, se uma empresa tem um ROIC de 15%, um WACC de 10% e um capital investido de R$ 1.000.000, o VEC seria: VEC = (0,15 – 0,10) x R$ 1.000.000 = R$ 50.000

Isso significa que a empresa criou R$ 50.000 em valor econômico além do custo do seu capital.

O VEC é uma abordagem estratégica financeira que alinha a gestão empresarial com a criação de valor e riqueza para a empresa e acionistas. Diferente dos conceitos tradicionais de análise financeira como os múltiplos de mercado, o Ebitda e Lucro, o VEC integra no seu cálculo o custo de capital e responde se uma empresa cria valor.

A implementação do VEC envolve várias etapas, incluindo a definição de métricas, indicadores chave de desempenho (KPIs), drivers e alavancas de criação de valor, a integração dessas métricas nos processos de tomada de decisão, a capacitação contínua dos gestores e a adequada comunicação dos resultados aos stakeholders. Os benefícios do VEC incluem a mudança do DNA da gestão, promovendo a melhoria contínua na criação de valor, melhor alocação do capital investido, aumento na capacidade de gerar lucro operacional e decisões alinhadas ao foco de obter maior criação de valor a longo prazo, atraindo mais investidores.

Exemplos práticos que propiciam aos analistas monitoramento dos resultados alcançados:

  • Empresa X: Implementou o método VEC e aumentou seu ROIC de 11% para 16%, enquanto seu WACC permaneceu em 10%. Isso resultou em um aumento significativo no VEC e na valorização de suas ações no mercado.
  • Criação de Riqueza: O valor de mercado da empresa “X” é de R$ 1.750.000 e o valor do patrimônio líquido atualizado é de R$ 1.000.000, gerando um acrescimento de riqueza de R$ 750.000.
  • Empresa Y: Não conseguiu criar valor, pois seu ROIC de 6% era inferior ao seu WACC de 10%. Isso levou à destruição de valor e à desvalorização de suas ações.
  • Destruição de Riqueza: O valor de mercado da empresa “Y” é de R$ 570.000, enquanto o valor do patrimônio líquido atualizado é de R$ 1.000.000, gerando destruição de riqueza de R$ 430.000.

Esses resultados podem ser comparados com empresas peers para avaliar se o aumento no ROIC da Empresa "X" está alinhado com as tendências do setor ou se a empresa está superando ou não, seus concorrentes em termos de criação de valor econômico.

Desafios e considerações
A implementação do método VEC não é isenta de desafios. As empresas podem enfrentar resistência interna, dificuldades na definição de métricas e KPIs de valor, falta de integração de sistemas de informação, alterações na conduta da gestão e necessidades de mudanças culturais.

Uma contribuição importante do método VEC visando destravar o valor da empresa é adotar o Valuation gerencial, que visa monitorar as métricas, KPIs, drivers e alavancas de valor oriundos das decisões estratégicas, apoiando e aprimorando as decisões operacionais e financeiras. Em conjunto, os benefícios de uma gestão focada na criação de valor superam esses desafios, uma vez que oferece uma base sólida de informações que proporcionam a busca do aumento contínuo da geração de caixa, ampliando a criação de valor, voltada sempre para o crescimento economicamente sustentável.

Conclusão
O método VEC é essencial para a valorização da empresa no mercado e aumento da riqueza dos acionistas. O maior diferencial da criação de valor é a capacidade de demonstrar a verdadeira realidade econômica da empresa. Também introduz uma disciplina financeira, reforçada pela mudança no mindset da gestão, preparando-a para exercer a administração com visão de longo prazo. Ao mesmo tempo, definem-se novos padrões para monitorar e estabelecer a melhoria contínua da criação de valor, promovendo o destaque da empresa no mercado. A integração das métricas VEC com as informações das peers facilita a avaliação comparativa por parte dos analistas e a identificação de melhores práticas de criação de valor. Com isto, a análise é mais robusta com a avaliação sobre a eficácia das estratégias de gestão adotadas.

Adotar práticas de gestão baseadas em valor, como o método VEC, permite que a empresa siga criando mais riqueza para si, acionistas e stakeholders. Ao focar a gestão na obtenção de um ROIC superior ao WACC, associado a visão de longo prazo, as empresas podem garantir que estão criando valor econômico, se posicionando com sustentabilidade econômica, obtendo reconhecimento no mercado de capitais e valorizando a empresa, além de contribuir com a sua perenidade.

Oscar Malvessi
é consultor especializado em criação de valor, autor do livro “Como Criar Valor na sua Empresa”, lançado em 2023. Publica artigos e livros sobre temas de finanças corporativas e valuation. Professor da FGV nos cursos executivos e professor de carreira na área financeira da EAESP FGV por mais de 30 anos.
oscar@oscarmalvessi.com.br


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