IBRI Notícias

O RI INFLUENCIA POSITIVAMENTE A ESTRATÉGIA DA COMPANHIA

Vencedora da 4ª edição do Prêmio APIMEC IBRI, o diretor de Relações com Investidores da Randoncorp, fala sobre a trajetória e os diferenciais da empresa.

O ano de 2023 foi especial para a Randoncorp, empresa que desenvolve soluções para o transporte. A companhia foi eleita na categoria Melhor Prática e Iniciativa de RI - Small/Middle Cap do Prêmio APIMEC IBRI. “O prêmio APIMEC IBRI tem se mostrado cada vez mais relevante para o mercado, não apenas por ser promovido por duas instituições que são referência no tema, mas principalmente por fomentar uma busca contínua e incansável pelas melhores práticas, o que acaba repercutindo na transparência e qualidade das informações e, em última instância, fomentando o mercado de capitais e melhores decisões de investimento”, declara Esteban Angeletti, diretor de Relações com Investidores da Randoncorp.

A premiação foi criada pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) em parceria com a APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por empresas e profissionais na adoção das melhores práticas para manter os investidores informados, tendo sua primeira edição em 2020. Ao longo desses anos, empresas foram reconhecidas por seu esforço, dedicação e comprometimento com seus stakeholders, como é o caso da Randoncorp.

“Em toda a história sempre tivemos um comprometimento muito grande com governança, transparência e sustentabilidade, por entender que este é o tripé que sustenta nosso crescimento consistente. Nos últimos anos, temos adotado uma comunicação de mão dupla, ou seja, além de levar ao mercado as informações da companhia, também temos trazido para o Conselho de Administração e Diretoria Executiva as provocações do mercado, a exemplo da nova forma de divulgação de resultados por verticais e o novo modelo de guidance”, afirma Esteban Angeletti.

“A evolução só tem acontecido, pois a área de Relações com Investidores é formada por profissionais inquietos, inconformados e incansáveis, que gostam de se desafiar e propor novas soluções em RI”, enfatiza. “Além disso, destaco a disponibilidade e agilidade de todo o time para atender às demandas dos analistas, cuidando sempre com a consistência e a equidade de informações para todo o mercado”, complementa.

Relacionamento RI x Analista
Ao falar sobre o relacionamento do profissional de RI com o analista, Esteban Angeletti diz “que não pode faltar no relacionamento com o mercado: respeito, transparência e comunicação assertiva e tempestiva”. Segundo ele, “é importante que a companhia comunique adequadamente todas as notícias, sejam elas boas ou ruins. Isso constrói a reputação e a credibilidade da área”.

“Para que a empresa seja capaz de construir um relacionamento robusto, longevo e transparente com o mercado, é preciso contar com bons profissionais de RI. Sou suspeito para comentar, uma vez que sou apaixonado pela profissão, mas acredito que um bom profissional de RI precisa reunir uma combinação de competências comportamentais e técnicas”, frisa o diretor de RI da Randoncorp.

Do lado comportamental, Angeletti acredita que “é importante que o profissional tenha empatia com seus interlocutores, consiga se conectar com a necessidade do analista, tenha uma boa capacidade para comunicar de forma assertiva, além de bom conhecimento do negócio para que possa explicá-lo ao mercado de forma simples”. “Além disso, é imprescindível que o profissional seja curioso e esteja antenado com as notícias que impactam o negócio”, enfatiza.

Do lado técnico, ele considera importante ter conhecimento de finanças e contabilidade de forma que possa combinar as informações qualitativas e quantitativas. “Por fim, é importante observar que ninguém faz nada sozinho, ou seja, o profissional de RI precisa ter um bom relacionamento com as demais áreas da companhia e uma equipe competente que o apoie com informações de qualidade”, destaca.

Pontos de atenção em 2024
No que diz respeito aos temas que estarão em alta este ano e que os profissionais de RI devem ficar atentos, Esteban Angeletti revela que “nas conversas com analistas, as variáveis macroeconômicas, tanto no âmbito nacional quanto global, os desdobramentos da reforma tributária e a sustentabilidade, sem dúvida, serão temas recorrentes”. “A sustentabilidade, no entanto, com viés mais crítico. Após uma onda de iniciativas e até um certo modismo, tenho notado os investidores mais questionadores a respeito do efeito prático dessas ações para a sociedade e para a própria companhia. Haverá um filtro muito maior para greenwashing”, diz.

Em relação à área de RI, Angeletti acredita que a tecnologia tem muito a contribuir na consolidação dos dados de forma a facilitar a análise. “Muitas companhias já adotam chatbots e outras formas de automação de relatórios e isso só tende a aumentar no curto prazo”, observa.

“As empresas precisam enxergar a área de RI de forma estratégica. Por estar conectado com as tendências de mercado, o profissional de Relações com Investidores tem a capacidade de influenciar positivamente a estratégia da companhia. Mas, para isso, a companhia precisa estar aberta a escutar o feedback do mercado”, conclui Esteban Angeletti.

Sobre o Prêmio APIMEC IBRI
A entrega da 4ª edição do Prêmio APIMEC IBRI aconteceu em 07 de dezembro de 2023, no Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo, e contou com o patrocínio das empresas: Patrocínio Diamante – B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Patrocinadores Ouro – BNY Mellon; Innova All Around The Brand; Madrona Fialho Advogados; Mazars; e MZ Group.

A 5ª edição da premiação acontece no dia 28 de novembro de 2024, no Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo (SP). Para mais informações, basta acessar o link: https://www.premioapimecibri.com.br/


Continua...