A sociedade e o mundo dos negócios exigem, cada vez mais, transparência e clareza de propósito. Mas como podemos, verdadeiramente, entender o impacto e as contribuições das organizações olhando para além dos dados financeiros?
Algumas ferramentas ajudam empresas e investidores nesta tarefa e os Relatos Integrados são uma das mais relevantes por proporcionar essa visão holística, unindo informações financeiras e não financeiras para compor um raio-X detalhado do desempenho das organizações.
A Itaúsa, onde estou há mais de um ano, foi uma das pioneiras no Brasil ao publicar, voluntariamente, um relatório anual a investidores e ao mercado. Desde a década de 80, construímos essas publicações com foco na transparência e na geração de valor aos nossos acionistas.
E fomos a primeira holding da América Latina a adotar os princípios do IIRC (International Integrated Reporting Council), metodologia criada para incentivar a comunicação clara e objetiva sobre como as empresas criam valor sustentável e de longo prazo, considerando aspectos financeiros, intelectual, humano, social e de relacionamento, natural e produtivo.
Na prática, esses frameworks ou modelos de reporte trazem diretrizes que orientam como as informações podem ser divulgadas, tornando-as comparáveis entre as diferentes organizações que as utilizam.
E você pode estar se perguntando: mas por que isso é importante? Porque é assim que conseguimos observar benchmarks, acompanhar evoluções, realizar mudanças de rota e até recomendar alterações em práticas de gestão.
Onde tudo começa
E, falando em gestão, o ponto de partida de um Relato Integrado é a matriz de materialidade, quando são identificados os temas de maior relevância para a perenidade dos negócios.
Na Itaúsa, esse processo foi realizado pela última vez em 2021 e envolveu estudos setoriais, análise de relevância e impacto e entrevistas e contatos com nossos principais stakeholders, como analistas de mercado/agências de rating, organizações reguladoras e setoriais, companhias do portfólio, investidores institucionais, acionistas minoritários, colaboradores e fornecedores. Foram cerca de 13 mil pessoas envolvidas em uma construção colaborativa e que passou pela validação da alta administração.
Desde então, o Relato Integrado da Itaúsa aborda anualmente os avanços da holding nos seus dez temas materiais prioritários. E neste ano não foi diferente, o resultado do esforço de todo nosso time está em nossa galeria de publicações, no site da Itaúsa.
Lançamos mais uma edição do Relato Integrado 2023 da Itaúsa. Nele, abordamos a gestão de nosso portfólio de investimentos e como buscamos exercer influência, pautados por nosso propósito de investir com responsabilidade, atuando como agente de mudança para a construção de negócios que criem valor e tenham impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Nota: Acesso ao Relato Integrado e Relatórios Anuais da Itaúsa:
www.itausa.com.br/Relato-Integrado-e-Relatorios-Anuais
Lícia Rosa
é Gerente de Relações com Investidores da Itaúsa.
licia.rosa@itausa.com.br