Livro

COMUNICAÇÃO E GOVERNANÇA: PARECER E SER NA ERA DA TRANSPARÊNCIA

Livro destaca a importância da comunicação na gestão de riscos e na relação com stakeholders.
"Comunicação e Governança: Parecer e Ser na Era da Transparência", de Vania Bueno (Editora Aberje), disponível em versão física e digital, apresenta uma abordagem inovadora sobre a integração entre comunicação empresarial e governança corporativa como fator estratégico para a gestão da reputação, a prevenção de riscos e o fortalecimento do valor de mercado das empresas.

O livro traz uma reflexão sobre o impacto estratégico da comunicação na governança contemporânea e discute como a gestão dos relacionamentos e da transparência contribui para a sustentação da confiança, da credibilidade e do valor das organizações. A obra parte do princípio de que sem comunicação não há governança efetiva, e que o alinhamento entre os dois campos é essencial para prevenir crises, dar visibilidade a boas práticas e garantir legitimidade em ambientes de alta exposição pública.

Com base em entrevistas com 18 especialistas de diferentes setores, o livro oferece um panorama abrangente sobre como a comunicação se conecta aos princípios de governança e contribui para o relacionamento com investidores, conselhos e demais agentes de governança. Os temas abordados incluem: a comunicação da governança e para a governança, a coerência institucional, os riscos reputacionais, o papel dos conselhos de administração na era da transparência e a interação entre ESG, cultura organizacional e narrativa institucional.

Fake news é comunicação sem governança. Greenwashing também. Essa é uma das provocações que surgem das entrevistas presentes na obra, que incluem nomes como Paulo Nassar (Aberje), Valéria Café (IBGC), Roberto Waack (membro de conselhos), Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco), Ricardo Gandour (Evoluir Educação) e Viviane Mansi (Toyota).

Para profissionais de relações com investidores, conselheiros, comunicadores e executivos interessados em ampliar sua visão sobre os fatores intangíveis que impactam o valor das organizações, a leitura se mostra atual, relevante e provocadora.

Sobre a autora: Vania Bueno é especialista em comunicação empresarial e desenvolvimento organizacional, com mais de 40 anos de experiência na área. Atua como consultora e professora, ajudando organizações a estruturarem suas estratégias de comunicação e governança. É membro do Conselho Deliberativo do Capitalismo Consciente Brasil e criadora do conceito Deep Governance, que propõe uma abordagem mais humana e sistêmica da governança corporativa.


Continua...