Diversidade

COMPANHIAS: ELEJAM 80 CONSELHEIRAS NAS AGOs 2025!

Em 2025, aceleramos nossas ações para influenciar na eleição de 80 novas conselheiras de Administração, titulares, nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) das companhias brasileiras que fazem parte do Índice Brasil 100 (IBrX 100 B3), que representa as ações mais negociáveis e mais representativas do mercado de ações brasileiro. Esse marco permitirá alcançar o mínimo de 30% de participação feminina nos Conselhos de Administração das 100 maiores companhias do mercado de capitais, promovendo um equilíbrio de gênero essencial para a boa governança corporativa.

Para que essa meta seja atingida, é fundamental que as Propostas da Administração para votação nas Assembleias contemplem a inclusão de conselheiras. Os principais atores dessa decisão são os presidentes dos Conselhos, investidores institucionais, acionistas, CEOs e diretores jurídicos, que devem se comprometer com essa mudança estrutural.

A seguir, destacamos ações estratégicas do 30% Club Brasil 2025:

CARTA ANUAL DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO CONSULTIVO DO 30% CLUB BRASIL
“Iniciamos 2025 com muitas oportunidades e desafios. Reiteramos nosso objetivo de alcançar, no mínimo, 30% de mulheres nos Conselhos das 100 maiores companhias do mercado de capitais do Brasil e do G20. Para isso, iniciamos a prática de publicar uma ‘carta anual’ ao mercado, destacando nossas análises, estratégias e expectativas.

Nosso maior desafio local é atingir essa meta até 2026. Atualmente, as mulheres ocupam apenas 21% desses assentos, o que significa que precisamos nomear 80 novas conselheiras nas AGOs de 2025 e 2026. Por isso, lançamos a campanha ‘Eleja 80 Conselheiras’, com o apoio de nossos parceiros, para reforçar essa necessidade junto ao mercado.

Além disso, já estamos nos preparando para o 30% Club Brazil Award 2025, que acontecerá em 29 de outubro, em São Paulo. Em 2024, premiamos 16 companhias e queremos expandir esse reconhecimento.

Vale ressaltar que, apesar de algumas mudanças no cenário global, seguimos acreditando que conselhos de Administração diversos, meritocráticos e com equidade de gênero promovem melhores debates, inovação e atração de talentos, além de fortalecerem a governança das companhias. No Brasil, a tendência é de continuidade e fortalecimento dessas práticas, e seguimos empenhados em sensibilizar companhias que ainda não atingiram o percentual mínimo de 30% de conselheiras.”

PROJETO ABRIR PORTAS
Entre as 100 companhias do IBrX 100, 16 já atingiram a meta de 30% de conselheiras. Outras 17 estão próximas, com participação feminina entre 25% e 29%. Para acelerar esse avanço, criamos o Projeto ‘Abrir Portas’, focado nessas 17 empresas, com o apoio dos nossos conselheiros para viabilizar essa evolução.

30% CLUB BRAZIL AWARD 2025
A cerimônia de premiação deste ano ocorrerá no dia 29 de outubro, na sede da PwC, nossa parceira. Um dos Comitês do 30% Club Brasil já está organizando o evento, com início dos preparativos em abril. Importante destacar que a participação das companhias na premiação não envolve custos, reforçando nosso compromisso com uma atuação sem fins lucrativos.

SÉRIE WEBINARS
Ao longo de 2025, realizaremos 12 webinars conduzidos pelos Comitês do 30% Club Brasil, abordando temas ligados a Comunicação, Novos Membros, Educação, Inovação & Tecnologia, ESG e Investidores Institucionais. As datas e temas estão disponíveis no nosso site: www.30percentclub.org – Brasil.

Para a nomeação das 80 novas Conselheiras nas AGOs de 2025, além do compromisso das companhias do Índice Brasil 100, contamos também com o apoio dos investidores institucionais, que devem aplicar seus códigos de Stewardship, enfatizando a importância da diversidade nos Conselhos. Além disso, as companhias de proxy voting, como ISS (Institutional Shareholder Services) e Glass Lewis, destacam em suas análises a relevância da governança robusta para a confiança dos investidores e o desenvolvimento sustentável, fatores que impactam positivamente o valor de mercado das empresas.

Por fim, chamamos atenção para o Anexo ASG do Formulário de Referência 2025, que exige a eleição de uma mulher para o Conselho ou Diretoria das companhias listadas. Embora seja um avanço, consideramos essa medida tímida e insuficiente. Para que os Conselhos sejam verdadeiramente fortes e atuantes, é fundamental adotar a equidade de gênero de 30% como premissa mínima.


Anna Guimarães
é presidente do Conselho Consultivo do 30% CLUB Brasil.
30percentclubbrazil@30percentclubbrazil.org


Continua...